- Advertisement -Newspaper WordPress Theme
Contos do MundoOrigem do Rio Amazonas

Origem do Rio Amazonas


Tempo de Leitura: 3 minutos

    Há muitos anos atrás, a Lua e o Sol se apaixonaram de um jeito muito especial! O Sol, todo brilhante, ficou encantado com a beleza da Lua, e seus raios eram como abraços cheios de paixão. A Lua, por sua vez, sonhava com o calor do Sol, e às vezes, baixinho, derramava lágrimas querendo ficar pertinho do seu amado.

    Eles tinham um amor lindo, mas um problema: moravam longe um do outro. Mas o Sol, cheio de ideias brilhantes, resolveu mandar uma turminha de passarinhos fofos para levar um convite especial à Lua. Esses passarinhos, numa revoada mágica, voaram pelos céus até encontrarem a Lua, e com uma canção linda, pediram a Lua em casamento.

    A Lua ficou radiante de alegria! O casamento foi marcado, e o céu ficou todo enfeitado. As estrelas brilhavam ainda mais, e as nuvens desenhavam coisas incríveis no céu. Seria a festa mais legal do universo, que duraria um ano inteirinho! 

    Mas aí, o mar, que não estava muito contente com essa história de casamento, resolveu dar um aviso aos noivos:

    – Não pode acontecer, gente! Se vocês se casarem, vai dar problema. O Sol, cheio de calor, vai queimar tudo, e a Lua, com suas lágrimas, vai inundar a Terra toda. O casamento de vocês vai acabar com o mundo!

    A Lua, muito apaixonada, não ligou muito para isso. Queria casar de qualquer jeito! Mas o Sol ficou com medinho de destruir o mundinho lindo. Então, resolveram se separar. A Lua para um lado, e o Sol para o outro. Quando a Lua começava a aparecer no céu, o Sol dava tchauzinho e ia embora.

    A Lua, teimosa, tentou convencer o Sol várias vezes, mas não teve jeito. E até hoje, de vez em quando, a Lua e o Sol dão um “oi” no céu, mas aí, tudo fica escurinho, e o Sol foge de mansinho da sua amada.

 Veja também Chapeuzinho Vermelho

 

    Na primeira vez que se separaram, a Lua chorou tudinho, dia e noite. E as lágrimas dela foram correndo pela Terra até encontrar o mar. Só que o mar, um pouco bravo com a Lua, não quis misturar as lágrimas com suas águas. E até hoje, o mar faz um barulhão chamado “pororoca” para tentar acabar com as lágrimas da Lua.

    E sabem o que mais? As lágrimas da Lua, teimosas como ela, deram origem a um lugar mágico chamado Rio Amazonas, que é gigante e cheio de aventuras! 

    E assim, a história da Lua e do Sol, com seus altos e baixos, continua iluminando o nosso mundo e deixando o céu cheio de encanto. 

 


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Subscribe Today

GET EXCLUSIVE FULL ACCESS TO PREMIUM CONTENT

SUPPORT NONPROFIT JOURNALISM

EXPERT ANALYSIS OF AND EMERGING TRENDS IN CHILD WELFARE AND JUVENILE JUSTICE

TOPICAL VIDEO WEBINARS

Get unlimited access to our EXCLUSIVE Content and our archive of subscriber stories.

Exclusive content

- Advertisement -Newspaper WordPress Theme

Latest article

More article

- Advertisement -Newspaper WordPress Theme