Contos do Mundo

Origem do Rio Amazonas


    Há muitos anos atrás, a Lua e o Sol se apaixonaram de um jeito muito especial! O Sol, todo brilhante, ficou encantado com a beleza da Lua, e seus raios eram como abraços cheios de paixão. A Lua, por sua vez, sonhava com o calor do Sol, e às vezes, baixinho, derramava lágrimas querendo ficar pertinho do seu amado.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

    Eles tinham um amor lindo, mas um problema: moravam longe um do outro. Mas o Sol, cheio de ideias brilhantes, resolveu mandar uma turminha de passarinhos fofos para levar um convite especial à Lua. Esses passarinhos, numa revoada mágica, voaram pelos céus até encontrarem a Lua, e com uma canção linda, pediram a Lua em casamento.

    A Lua ficou radiante de alegria! O casamento foi marcado, e o céu ficou todo enfeitado. As estrelas brilhavam ainda mais, e as nuvens desenhavam coisas incríveis no céu. Seria a festa mais legal do universo, que duraria um ano inteirinho! 

    Mas aí, o mar, que não estava muito contente com essa história de casamento, resolveu dar um aviso aos noivos:

    – Não pode acontecer, gente! Se vocês se casarem, vai dar problema. O Sol, cheio de calor, vai queimar tudo, e a Lua, com suas lágrimas, vai inundar a Terra toda. O casamento de vocês vai acabar com o mundo!

    A Lua, muito apaixonada, não ligou muito para isso. Queria casar de qualquer jeito! Mas o Sol ficou com medinho de destruir o mundinho lindo. Então, resolveram se separar. A Lua para um lado, e o Sol para o outro. Quando a Lua começava a aparecer no céu, o Sol dava tchauzinho e ia embora.

    A Lua, teimosa, tentou convencer o Sol várias vezes, mas não teve jeito. E até hoje, de vez em quando, a Lua e o Sol dão um “oi” no céu, mas aí, tudo fica escurinho, e o Sol foge de mansinho da sua amada.

 Veja também Chapeuzinho Vermelho

 

    Na primeira vez que se separaram, a Lua chorou tudinho, dia e noite. E as lágrimas dela foram correndo pela Terra até encontrar o mar. Só que o mar, um pouco bravo com a Lua, não quis misturar as lágrimas com suas águas. E até hoje, o mar faz um barulhão chamado “pororoca” para tentar acabar com as lágrimas da Lua.

    E sabem o que mais? As lágrimas da Lua, teimosas como ela, deram origem a um lugar mágico chamado Rio Amazonas, que é gigante e cheio de aventuras! 

    E assim, a história da Lua e do Sol, com seus altos e baixos, continua iluminando o nosso mundo e deixando o céu cheio de encanto. 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *